10 Dicas para ajudar no controle da ansiedade

  1. Exercite o controle da sua respiração – sempre que sentir que está ansioso, tente esvaziar sua mente e respirar concentrado no ato de inspirar e expirar. Puxando e soltando 3 vezes já ajuda a diminuir o ritmo.
  2. Evite pensamentos negativos – todas as vezes que esses pensamentos forem invadindo sua mente, tente não dar vazão a eles. Mesmo que no início seja muito difícil, com o treino passa a ser mais tranquilo realizar essa atividade.
  3. Organize seu dia com antecedência – a desordem cria um ambiente de caos, mesmo que ocorram alguns imprevistos, a chance de tudo ficar mais tranquilo em um ambiente organizado é maior.
  4. Evite atividades estressantes – ansiedade e estresse andam juntos, tente sair mais cedo de casa, busque um transporte mais tranquilo, não se envolva em questões que não pode resolver, busque ambientes mais relaxados.
  5. Realize atividades físicas – atividade física libera toda a energia estagnada e em sobra em nosso organismo e que muitas vezes se acumula e traz mais ansiedade, quando nos movimentamos também liberamos hormônios que trazem bem estar e equilíbrio.
  6. Se conheça melhor – o autoconhecimento é a chave de uma vida melhor, quem se conhece fica menos susceptível a toda a bagunça do mundo e não internalizava todas as informações negativas que recebe.
  7. Relaxe antes de dormir – desacelere antes de dormir, abaixe as luzes, não coma em excesso, não assista episódios agressivos na televisão. No lugar disso, se envolva em conversas agradáveis, um banho quente, roupas confortáveis e alimentação mais leve ajudam muito a ter um sono de maior qualidade.
  8. Dedique um tempo para cuidar de você – você é o que você tem de mais importante, por isso faça coisas que te deixem feliz e satisfeito. Olhe para as suas necessidades, são diferentes das pessoas ao seu redor, precisam ser vistas e cuidadas. Pode ser uma caminhada, um tempo sozinho, uma conversa com amigos, mas de um tempo para você mesmo.
  9. Conviva mais com quem você ama – às vezes estamos tão envoltos nos afazeres diários que deixamos pouco ou nenhum tempo para as pessoas que amamos. Aproveite e fique mais tempo consciente com elas.
  10. Valorize e viva o presente – não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, amanhã pode ser tarde. Amanhã pode ser que não tenha o mesmo gostinho e não tenha mais tanto valor.