Os benefícios das atividades físicas para sua saúde mental e emocional

beneficios atividade fisicaNão é novidade que a atividade física moderada e regular estimula e mantém a saúde do corpo. Além do fortalecimento muscular, aumento da capacidade cardiopulmonar e melhora da estética, sair do sedentarismo pode trazer outros benefícios mentais e psíquicos como melhora do sono, memória, humor, depressão, ansiedade, entre outros.

DEPRESSÃO – Estudos mostram que a atividade física pode estar fazendo um pouco o papel dos remédios no tratamento de doenças. A prática regular de exercícios físicos aeróbicos, por exemplo, pode produzir efeitos antidepressivos e proteger o organismo dos efeitos prejudiciais do estresse na saúde física e mental.

MEMÓRIA – O aumento da capacidade aeróbica tem relação direta com a melhora nas funções cognitivas, sendo que o exercício contribui para a integridade do cérebro e do sistema cardiovascular, melhora o tempo de reação, a força muscular e a amplitude de memória.

SONO – O sono de pessoas ativas é bem melhor do que o de pessoas sedentárias. O exercício físico pode proporcionar liberação de hormônios e influenciar no ciclo sono-vigília, trazendo mais disposição para o dia-a-dia.

HUMOR – O exercício aeróbico melhora a aptidão e diminui os sistemas depressivos, reduz o percentual de gordura e os níveis plasmáticos de serotonina, melhorando assim o estado de humor do indivíduo.

ANSIEDADE – Se você luta contra a ansiedade, praticamente qualquer atividade física é susceptível de ter efeitos positivos, especialmente se ela for bastante difícil como a ‘yoga’. A prática da yoga parece ser benéfica não somente para a saúde mental e para tratar quadros de ansiedade, mas parece ter um efeito positivo em quadros de Esquizofrenia (entre os pacientes em uso de medicação), TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e Pânico.

Vale lembrar que atividade física é qualquer movimento corporal produzido que resulta em gasto energético maior do que o dos níveis de repouso do corpo como caminhar, subir escadas, varrer a casa. Já o exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva, como a musculação, ginástica localizada e corrida.