Tratamentos

Ansiedade

Os transtornos ansiosos são as patologias psiquiátricas mais comuns, eles afetam significativamente a qualidade de vida e deixam o dia a dia repleto de preocupações e tensões exageradas, ainda que os estímulos causais sejam poucos.

A ansiedade generalizada caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos que causam desconforto na maior parte dos dias por pelo menos 6 meses. Sintomas como angustia, inquietação, tensão, preocupação são muito comuns. Também é comum estar associado a insônia, dificuldade para relaxar, irritabilidade e dificuldade de concentração e de relaxar frente ao cotidiano.

Associado a isso, dores de cabeça, musculares, dores ou queimação no estomago, taquicardia, sensação de tontura e de formigamento pelo corpo ou mais especificamente em mãos, braços, pernas e sudorese fria.

Pessoas com transtorno de ansiedade generalizada não conseguem se livrar de preocupações, mesmo que percebam que sua ansiedade é mais intensa do que o esperado para a situação.

O tratamento necessita ser iniciado e, na maioria das vezes, é necessário associar o uso de medicamentos a técnicas de tranquilização, psicoeducação, exercícios de relaxamento, intervenções cognitivas e outras psicoterapias.

Procure a ajuda de um profissional!