Tratamentos

Depressão

O transtorno depressivo é um problema médico muito comum e que se caracteriza por alterar o humor da pessoa, deixando-a com tristeza profunda, perda de prazer nas atividades que antes eram prazerosas. Associado a isso, passa a sentir grande sofrimento, dor, desencanto com a vida, baixa autoestima, desesperança, culpa e com muita frequência, apresenta alterações de sono e apetite.

A depressão não é apenas tristeza passageira ou desânimo, é muito importante diferenciar a tristeza sentida quando passamos por alguma dificuldade ou por situações adversas na vida, como términos de relacionamentos, brigas, morte de entes queridos, crises pessoais ou no trabalho, perda de emprego ou mesmo outros acontecimentos difíceis, que são inerentes e esperados na vida e que ocorrem com todas as pessoas e fazem sofrer até mesmo quem não tem ou nunca teve depressão.

No quadro depressivo, a pessoa se mantém triste quase o tempo todo, tendo ou não uma causa aparente. Esse humor deprimido, permanece a maior parte do tempo e o interesse pelas atividades também vai diminuindo.

A depressão é uma doença que pode se tornar grave e até incapacitante se não tratado adequadamente. Pois, pode prejudicar a realização de atividades do cotidiano, do trabalho, as relações com familiares e amigos. Esta doença também esta associada a menor produtividade, mais faltas ao trabalho e redução da eficiência profissional.

Quanto ao diagnóstico, ele é clínico, ainda não existem exames que forneçam esta resposta, depende dos sinais e sintomas relatados, além da historia de vida. Para isto, o paciente precisa apresentar, além da tristeza e perda de interesse e prazer, no mínimo mais quatro outras características das que foram listadas acima, por um período mínimo de duas semanas.

O tratamento da depressão exige um acompanhamento próximo. Quadros leves podem responder bem a psicoterapia e mudanças de estilo de vida.

Nos quadros em que há um reflexo negativo sobre a vida da pessoa, existe a necessidade de iniciar medicações, além de psicoterapia e de mudanças no estilo de vida. Este tratamento é feito com antidepressivos e objetiva sempre tirar a pessoa da crise inicial e a remissão dos sintomas. Os antidepressivos levam algum tempo para diminuírem os sintomas, existem alguns efeitos colaterais que podem ocorrer, principalmente, no início do tratamento. São medicações, que na sua maioria, não causam dependência.

Quanto mais rápido for feito o diagnostico e iniciado o tratamento, mais fácil a resolução e a recuperação.

Procure a ajuda de um profissional!