Tratamentos

Insônia

O sono é um estado fisiológico comum aos humanos, porém cada um tem suas próprias necessidades e isso é muito variável.

O sono é decorrente da atividade de várias estruturas cerebrais e envolve mecanismos complexos. Essas atividades registram 5 estágios distintos e progressivos que levam o indivíduo do sono mais leve ao mais profundo.

A boa qualidade do sono, propicia ao individuo a melhora de sua qualidade de vida em geral. Em crianças e adolescente, é durante o sono que ocorre liberação dos hormônios do crescimento. O sono promove o funcionamento adequado do sistema nervoso, que propicia adequada capacidade de funções cognitivas e melhor rendimento no trabalho e escola, além de melhor socialização, o que contribui para melhor qualidade de vida e se caracteriza como prevenção importante a problemas emocionais futuros.

As pessoas apresentam necessidades diferente com relação ao tempo/ horas de sono, porém o que mais importa não é a contagem em horas absolutas, e sim em quanto o sono foi reparador para aquela pessoa.

As consequências dos transtornos de sono não tratados, têm um impacto não só na vida do paciente, mas também para a família e sociedade em geral. Há uma relação íntima entre os transtornos de sono e problemas graves de saúde, ocorrência de acidentes, sejam domésticos, de trânsito ou ocupacionais.

Os transtornos de sono são definidos como uma alteração persistente de má qualidade e quantidade de sono.

O tratamento da insônia vai depender da sua causa. Pode incluir medicações específicas ou simplesmente mudanças de hábitos.

Abaixo algumas dicas para melhorar a qualidade de sono:

– Procure dormir apenas o necessário para se sentir bem. Evite dormir mais do que o necessário.

– Crie uma rotina de acordar sempre no mesmo horário, independentemente se for final de semana ou se não tiver dormido bem durante a noite anterior. Pode ser que passe o dia com sono, mas isso vai ajudar a regular seu ciclo circadiano.

– Se tem insônia a noite, recomendo não tirar qualquer forma de cochilo durante o dia. Depois que regularizar seu sono, não haverá problema em pequenos cochilos.

– A prática regular de exercícios físicos ajuda a regularizar o ciclo circadiano. É importante que esses exercícios sejam feitos distantes do horário de dormir.

– Mesmo que não seja perceptível, dormir em ambientes barulhentos, diminui a qualidade do sono e pode levar a insônia.

– Pode fazer um lanche leve antes de dormir.

– Pode tomar banho quente antes de dormir.

– Evitar ingerir qualquer estimulante após as 18 horas.

– Evitar atividades estimulantes antes de dormir.

– Usar a cama apenas como lugar de dormir (por ex: televisão ou trabalho na cama).

– Fazer alguma forma de relaxamento antes de dormir (por ex: respiração).

– Caso tenha ido para a cama e não tenha conseguido dormir em 20 minutos, melhor sair da cama e tentar novamente depois de alguns minutos.

– Se tiver tentado dormir por 2 vezes sem sucesso, recomenda-se ir para a cama e ficar deitado sem objetivo de dormir.